A Revista Whiz é uma publicação feita pela Agência Júnior de Comunicação Mackenzie semestralmente e que trata de assuntos atuais para o público universitário. Debate sobre temas polêmicos, expõe histórias inspiradoras, entrevista personalidades relevantes e recomenda estabelecimentos em São Paulo.
Essa matéria foi publicada originalmente em novembro de 2017.
Não tão estimadas quanto outros destinos ao redor do globo, as cidades latino-americanas não deixam a desejar em história, beleza, culinária e lazer. Se prepare com nosso roteiro e eleve seu espírito viajante a um novo nível.
É comum associar a Europa, ou então os Estados Unidos como os principais destinos para uma viagem internacional, mas a América Latina guarda belezas que definitivamente valem a visita. O grupo de países americanos é composto por vinte nações onde são falados idiomas derivados de línguas românticas provenientes do latim, como o espanhol, o português e o francês, e englobam a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Segundo pesquisas da Organização Mundial do Turismo e dos Ministérios do Turismo dos vinte países, enquanto a Europa recebeu 620 milhões de turistas em 2016, os países americanos recepcionaram juntos menos de 100 milhões de pessoas. Além de uma variedade de climas e paisagens, a região americana berço do ritmo reggeatón, é recheada de pontos turísticos que revelam a história e o desenvolvimento dos principais povos do continente, além de possuírem uma cultura rica em detalhes e povos conhecidos por serem os mais hospitaleiros do planeta. Se tudo isso ainda não te convenceu, vale lembrar que o custo para viajar pelos países da América Latina costuma ser menor devido à baixa procura, com passagens aéreas mais baratas graças à distância reduzida e, principalmente, por conta da maioria das moedas locais serem desvalorizadas em relação ao real, compensando o custo. Selecionamos as principais atrações para você conferir em três desses encantadores países.
Cuba
Cuba é o destino ideal para quem gosta de conhecer lugares repletos de história. Devido ao embargo econômico imposto pelos Estados Unidos no país em 1960, Cuba não se desenvolveu econômica e tecnologicamente da mesma forma que outros países. Por causa disso, as cidades cubanas, com seus prédios e cafés típicos, possuem todo um charme com um ar do século passado. A cidade antiga da capital Havana foi, inclusive, declarada Patrimônio Mundial em 1982. Mas Cuba também reserva um dos mais belos litorais do mundo. Com mais de 300 praias divididas por mais de 580 quilômetros de costa pelo país, banhados pelo Oceano Atlântico e pelo Mar das Caraíbas, o visitante pode se perder nas águas cristalinas e recifes de corais do Caribe. Tudo isso com diversos resorts all inclusive por perto.
México
O país famoso pelas telenovelas dramáticas oferece uma cultura riquíssima a qualquer visitante, como o mais famoso feriado do país, o Dia dos Mortos, equivalente ao Dia de Finados aqui no Brasil. Ao contrário do que possa sugerir, a data, declarada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é comemorada com muita alegria em terras mexicanas, já que a população acredita que durante os dias um e dois de novembro, os mortos têm permissão para visitar seus parentes ainda vivos. Para recebê-los, decoram a casa e fazem festas com muita música e as comidas favoritas dos que já partiram. Foi a partir dessas celebrações, inclusive, que o famoso símbolo das coloridas caveiras mexicanas surgiu. Mas não foi só isso que o México exportou para o resto do globo. O país mais visitado da América Latina possui uma culinária inconfundível, com pratos típicos que caíram no gosto um tanto quanto apimentado da população mundial. Há diversas redes de restaurantes em diferentes países que reproduzem os famosos tacos e burritos mexicanos, além do original chili, prato a base de feijão, carne moída e pimenta que, com certeza, marca o paladar de seus apreciadores.
Peru
Entre as diversas belezas contidas no Peru, a mais famosa delas é, sem dúvidas, as ruínas de Machu Picchu. A “cidade perdida” foi construída pelos Incas no século XV, mas só foi descoberta entre os anos 60 e 70, e atrai milhares de visitantes todos os dias. Localizada no alto de uma montanha no vale do Rio Urubamba, fica a 2.400 metros acima do nível do mar. Uma dica para fazer o percurso até o topo é se preparar fisicamente, pois o ar fica cada vez mais escasso conforme a altitude aumenta. Para entender um pouco mais sobre a história e os hábitos do povo peruano, o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera é um dos mais importantes do país e está localizado em Lima. O acervo do museu contém mais de 45 mil obras que fazem uma linha do tempo sobre todo o desenvolvimento da civilização pré-colombiana. Para os amantes da gastronomia, Peru não deixa a desejar com seu típico ceviche. Hoje, o prato feito a base de peixe branco marinado no limão e especiarias ganhou o mundo e faz sucesso, inclusive, em restaurantes de comida japonesa. No entanto, experimentar a iguaria no país de origem tem todo um gostinho especial, não?